Postagens populares

domingo, 14 de dezembro de 2014

Tour especializado em Nova York

Profissionais revelam lojas raras na cidade 

30/04/2014 | POR LUCILA VILLAÇA

Pedimos a profissionais habitués de Nova York que revelassem algumas de suas lojas preferidas na metrópole – nada de marcas famosas, só comércios focados em temas específicos. O resultado são endereços com achados incríveis para a casa. Confira!
Compras Nova York (Foto: Divulgação)
  (Foto: Tuca Reines)
Antiguidades  João Armentano, arquiteto
“Sem dúvida nenhuma, Nova York é a capital do mundo! Lá as coisas acontecem. Da moda à arquitetura, aos costumes, tudo é particular.Quando o tema é decoração, acho perfeito o antiquário Bernd Goeckler. No acervo, somente produtos escolhidos com apuro pelo proprietário. A ênfase é nas décadas de 1930 e 1940, especialmente nos estilos art nouveau e art déco. Vale a visita!”
Bernd Goeckler Antiques – 30 E 10th Street, tel. 212 777 8209;
Achados Nova York (Foto: Divulgação)

 
  (Foto: Divulgação)
Tapetes  Fernanda Marques, arquiteta
“Os tapetes do designer Jan Kath têm motivos tão inovadores que, quando os vemos de perto, eles mais parecem obras de arte. Suas estampas exclusivas ajudam a personalizar os ambientes e fazem toda a diferença na decoração. Por isso, sempre que estou em Nova York, passo na loja e acabo comprando uma peça para mim ou algum cliente.”
JanKath Design – 555W25th Street,
2ºandar, tel. 646745 2555;
 
Achados Nova York (Foto: Eddie Milla )

  (Foto: Marco Antonio)
Cerâmicas e Vidros  Maicon Antoniolli, arquiteto
“Mantive um apartamento em Nova York recentemente e, entre idas e vindas, tive a oportunidade de conhecer diversas lojas da área de decoração e design que são ‘segredos’ dos arquitetos e decoradores locais. Entre elas, a The End of History é especializada em cerâmicas raras, além de objetos de vidro das décadas de 1950 e 1960. No espaço, a disposição das peças é feita de forma única e encantadora.”
The End of History – 548 1/2Hudson Street, tel. 212 647 7598;
Achados Nova York (Foto: Divulgação)

Achados Nova York (Foto: Divulgação)
Passamanarias  William Simonato, arquiteto
“Mantenho uma agenda com endereços em Nova York, pois uso regularmente produtos e serviços em meus projetos, aqui, no Brasil, e no exterior. Visito os lugares mais variados: floriculturas, lojas de itens de demolição, papelarias. Um espaço de que gosto muito é a tradicional Samuel & Sons. Eles são experts em passamanarias. Esses detalhes, que muitas vezes não são lembrados, fazem a diferença no acabamento de cortinas e tecidos usados na decoração.”
Samuel&Sons – 983 Third Avenue, tel. 2122049648
Achados Nova York (Foto: Divulgação)
Achados Nova York (Foto: Divulgação)
Pôsteres  André Piva, arquiteto
“EmNova York, é possível achar inspiração por toda a parte. Artigos de papelaria, peças exclusivas de decoração... Tem de tudo. No bairro de Tribeca se encontra a Poster Museum, que se autointitula a maior loja de pôsteres do mundo. O acervo é realmente incrível, são muitas opções que podem ser escolhidas por temas, como filmes, viagens e artes, entre outros.”
PosterMuseum– 122 Chambers Street, tel. 212513 0313
Achados Nova York (Foto: Divulgação)


Achados Nova York (Foto: Fe Pinheiro)
Lâmpadas  Maurício Arruda, arquiteto e designer
“Sempre que vou a Nova York visito a Lighting Plus. Eles têm uma seleção de lâmpadas ótimas: desde as de tungstênio, que se tornaram sinônimo de iluminação nos restaurantes e bares da cidade, com uma luz bem suave amarela e aconchegante, até uma infinidade de LEDs de diferentes formatos ou a famosa Plumen – uma lâmpada fluorescente compacta com um design que por si só já é uma luminária.”
Lighting Plus – 680 Broadway, tel. 212 979 2000
 
Achados Nova York (Foto: Divulgação)

Achados Nova York (Foto: Rogerio Maranhão)
Livros  André Carício, arquiteto
“Essa livraria pouco conhecida dos brasileiros é um símbolo cultural da cidade. O endereço principal conta com três andares, onde há todos os livros que você imaginar. Muitos exemplares têm descontos incríveis, e também há cópias autografadas pelo preço de capa”.
Strand: 828 Broadway, tel: 212 473 1452
Achados Nova York (Foto: Divulgação)



Achados Nova York (Foto: Henrique Padilha)
Móveis e gravuras  David Bastos, arquiteto
“Gosto muito do mobiliário italiano, por isso uma loja que sempre visito em Nova York é a FlexForm. Também me chamam a atenção as criações do designer Jonathan Adler, que tem endereços próprios. Já a Pace Prints é uma galeria especializada somente em gravuras. Ela oferece uma seleção de obras de artistas contemporâneos, nas diversas variações dessa técnica, como litografia e xilogravura”.
Pace Prints: 32 East 57th Street, tel: 212 421 3237
Achados Nova York (Foto: Divulgação)


Achados Nova York (Foto: Divulgação)
Jardinagem  Gigi Botelho, paisagista
“Recomendo a GRDN: é uma loja numa construção ensolarada que oferece produtos práticos e estilosos para a manutenção de um jardim urbano saudável. Há ferramentas, plantas, acessórios e sementes. E também uma seleção de itens mais sofisticados, como enfeites graciosos, velas de cera de abelha e lindos arranjos florais”.
Grdn: 103, Hoyt Street, tel: 718 797 3628
Achados Nova York (Foto: Divulgação)


Achados Nova York (Foto: Divulgação)
Pratos  Luiz Fernando Grabowsky, arquiteto
“Uma loja que gosto particularmente por seus produtos muitas vezes inusitados é a Fishs Eddy. Tem tudo para mesa e cozinha, mas o destaque são os objetos divertidos e bem-humorados. Além disso, oferece também uma coleção de pratos de antigos hotéis, restaurantes e companhias aéreas. Vale muito a visita!”
Fishs Eddy: 889 Broadway esquina com 19 th Street, tel: 212.420.9020
Achados Nova York (Foto: Divulgação)

 
Achados Nova York (Foto: Divulgação)
Papéis  Cristina Barbara, arquiteta
“A Papyrus só vende itens de papelaria. Tem convites, papéis de carta, cadernos, blocos de notas e uma variedade incrível de cartões comemorativos. Além dos produtos com design próprio, oferece também outras marcas famosas”.
Papyrus: 73 Spring Street, tel: 212 625 0912