Postagens populares

sábado, 19 de abril de 2014

mala outono

Com os dias mais ou menos programados, é a hora de ir para a frente do guarda-roupas eseparar todas as peças que gostaria de levar. Nesse primeiro momento, pode separar sem dó! Coloque tudo em cima da cama, ou em um lugar que te dê uma boa visualização das peças, e aí comece a melhor parte: MONTAR OS LOOKS, excluindo aquilo que ficou “sem par”! Nessa hora, aquela listinha dos dias, noites e programas vai ajudar muito! Eu sou sempre à favor de levar poucas peças, que conversem entre si, e permitam a composição de looks diferentes com pouco. Faça a matemática da duração da viagem, vezes o número de roupas necessário, por exemplo: Se for uma viagem de 7 dias, separe 5 blusas, 1 vestido versátil, 2 casacos, e por aí vai… Acho que cores neutras são as melhores opções, e prefiro as escuras para as partes de baixo, principalmente, pois sujam menos (ou parecem menos sujas!). Tente montar o máximo de looks com o mínimo de peças. Com os looks coordenados, anote todos na lista. O ideal é anotar um para cada dia e cada noite, alternando as mesmas peças e algumas diferentes para looks especiais.
Agora é hora de escolher os sapatos, bolsas e acessórios. Para os pés, eu sempre prefiro sapatos confortáveis, e pares que sejam neutros e fiquem bem com todas as roupas. Para o frio, um par de botas de montaria, um de ankle boots sem salto, um par de botas de salto alto, um tênis e um chinelo, para ficar no hotel ou dentro de casa. Para o calor, uma ou duas sandálias rasteiras ou sapatilhas, um par de saltos, um de tênis e um chinelo. Isso varia de acordo com a duração da viagem, se for coisa de um fim de semana, leve menos pares, e apenas aquilo que tem certeza que vai usar (por exemplo, se está indo para uma viagem super natureza, esqueça o salto!).
Bolsas, eu prefiro as menores, que caibam o essencial e sejam confortáveis para carregar o dia todo. Escolha duas: uma para o dia, e uma para a noite (essas vão dentro da mala, porque a do avião tem que ser grandinha!). Para escolher os acessórios, vá colocando-os em cima dos looks já montados na cama, e sempre com aquela ideia de versatilidade – um colar que fique bem nos looks de dia e nos de noite, um cinto que segure aquela calça e dê um charme para a saia, anéis, brincos (dá pra levar mais coisas, já que ocupam pouco espaço). Essa é também a hora de pensar na meia-calça, na blusa térmica, nas meias, luvas, cachecóis, enfim, essas coisas todas.
Coloque na lista tudo que é indispensável, como pijama, calcinhas e sutiãs (pense em qual vai ser usado com cada blusa ou vestido, e leve apenas o necessário); e aí, depois de pronta a parte de vestir, é hora de pensar no resto, começando pela necessaire: eu sempre penso na necessaire de cima para baixo, ou seja, em todos os itens que não posso ficar sem, desde para os cabelos, até os pés. Dessa maneira, me lembro do shampoo, condicionador, leave-in, etc <cabelo>, sabonete e hidratante para o rosto, maquiagem, etc <rosto>, hidratante corporal, sabonete, desodorante <corpo>, esmalte que estou usando, creminho para as mãos <mãos>, e por aí vai… Todas as coisas que correm o risco de vazar eu enrolo em um plástico, e isso já evitou muita sujeira! Uso essa necessaire da Tok Stok (foto) e adoro, porque cabe TUDO que mostro aí embaixo!
Outra necessaire que sempre carrego em viagens longas, principalmente nas internacionais, é a de remédios. Aqueles básicos, de dor de cabeça, você vai conseguir comprar, mas eu tenho asma, e bombinha, por exemplo, é bem complicado de comprar, então sempre levo umas duas, um antibiótico (receitado pela médica) para o caso de a sinusite atacar, antialérgico, dramim, dorflex… E é sempre bom fazer aquele seguro de saúde para viagens internacionais, né?
Por fim, penso em tudo que vai dentro da minha bolsa e mala de mão (tudo anotado na listinha): Passaporte, RG, carteira, cartões, $$, máquina fotográfica, lip balm, bombinha (a doente!), caderninho de anotações da viagem, óculos escuros, óculos de leitura, livrinho, creminho para as mãos, celular, carregador do celular, carregador da máquina, enfim, TUDO! Com as listinhas feitas, é só ir ticando todas as coisas que você já pegou, e aí fica mais fácil não esquecer de nada! Quando a mala estiver pronta, guarde dentro dela a listagem do que você está levando e da montagem dos looks, assim, durante a viagem dá para consultá-la, caso esqueça quais tinham sido as ideias, e na hora de arrumar tudo para voltar, é só ticar de novo e se assegurar de que nada ficará esquecido por lá! Vale lembrar também do look da viagem em si, tente aproveitar coisas como a calça jeans, a jaqueta mais quentinha e a bota sem salto, assim, além de se proteger do ar do avião, ganha espaço na mala!
Mais dicas:
- As roupas ocuparão menos espaço na mala se, ao invés de dobrá-las, você fizer “rolinhos”.
- Guarde os sapatos em saquinhos, sejam naqueles próprios para eles, ou em plásticos transparentes. Uma boa ideia para guardar as sapatilhas e rasteiras é colocá-las dentro de toucas de banho descartáveis!
- Deixe as peças mais pesadas embaixo, e as mais leves, que amassam mais, para guardar por último, assim você poderá colocá-las abertas por cima de tudo, e elas amassarão menos!
- Faça rolinhos com as meias, regatinhas que não amassam, pijama, e vá “preenchendo” os espaços vazios que ficam entre uma roupa e outra, ou um sapato (embalado) e outro.
- Leve objetos eletrônicos e de valor, como máquinas fotográficas, Ipads, relógios, jóias; SEMPRE na bolsa, nunca na mala que vai ser despachada.
- Preste atenção à lei de líquidos permitidos no avião, para não acabar tendo que jogar fora aquele perfume ou creme maravilhoso. Por isso, se quiser comprar perfumes e afins no freeshop da ida, deixe para comprar no do destino da viagem, e nunca no do Brasil!
- Faça duas cópias dos seus documentos (passaporte, identidade), e deixe uma na bolsa e uma na mala, para o caso de perder a original, ou ser roubada. Chato pensar nessas coisas, mas se acontecer um incidente, facilitará a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário