Postagens populares

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA: RENATA CERIBELLI

Renata Ceribelli
Conversei essa semana com a querida Renata Ceribelli, que conta com exclusividade para o BossaMe, sobre o início na carreira de jornalista, curiosidades da série Medida Certa, as mudanças na sua rotina de saúde e beleza, o livro que está lançando com o colega Zeca Camargo, o seu novo desafio profissional e tudo sobre o que aconteceu na sua vida, que fez de 2011, o seu ano fantástico! Confira!
Renata Ceribelli
Como foi o começo da carreira de jornalista e o início na Rede Globo? Quando eu estava na faculdade eu queria fazer Jornalismo Rural. Sou de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e cresci passando férias nas fazendas de amigas e por isso gostava muito do ambiente rural. O meu projeto final do curso de Jornalismo foi no IAC, Instituto Agronômico de Campinas e tudo na minha vida naquele momento parecia me levar para essa área no jornalismo.
No início da carreira
Mas por um desses acasos do destino, uns dois meses antes de eu me formar, apareceu uma oportunidade de fazer um estágio em uma afiliada da TV Globo em Campinas, a EPTV. O estágio deu certo e fui contratada inicialmente como Radio Escuta. Eu era aquela pessoa que checava informações nas prefeituras da região, ouvia todas as rádios, lia todos os jornais e ligava para polícia, bombeiro, etc atrás de notícias. Um dia faltou um repórter e fui fazer minha primeira entrevista: era com o Lima Duarte. Eu não apareci, só minha mão. Mas, acho que fiz direitinho. Em uma outra ocasião, o apresentador de um programa especial sobre o Cometa Halley faltou e mais uma vez se lembraram de mim. Na verdade, era a única opção que eles tinham no momento, e eles tinham pressa. Dessa vez eu apareci. E um tempo depois fui transferida para a EPTV de Ribeirão Preto para começar a carreira de repórter.
Se você nao fosse jornalista, o que seria? Acho que eu gostaria de fazer Hotelaria. É que eu gosto essencialmente de “gente” e de conviver com todo tipo de pessoa. E se eu tivesse uma pousada ou rodasse o mundo por aí trabalhando em um hotel, eu teria essa mesma oportunidade que o Jornalismo me oferece…
Qual tipo de matéria que você mais gosta de fazer? Comportamento e tendências. Ajuda a entender o mundo… (risos)
Você tem algum hobby? Bicicleta. Voltei recentemente a andar de bike e é algo que realmente me dá prazer.
O que mudou na sua vida após o Medida Certa (série no programa Fantástico, da Rede Globo, em que Renata Ceribelli e Zeca Camargo encararam o desafio em busca de uma vida mais saudável)? Mudei meu estilo de vida. Incorporei atividade diária na minha rotina e passei a dar mais importância à saúde. Antes dos 40, a gente não pensa muito sobre “envelhecer”. E quando pensamos é sempre mais do ponto de vista estético do que da saúde. Depois dos 40 o corpo vai dando sinais de que  precisamos cuidar melhor do seu funcionamento, depois dos 45 então… (risos). Em termos de repercussão do projeto nas ruas, acho que ganhei uma intimidade maior com o público, essencialmente o feminino. Até hoje recebo sorrisos de cumplicidade na rua. Isso é muito bom e aumenta minha responsabilidade para me manter na medida certa.
Qual foi a parte mais fácil e a mais difícil durante o programa? Fácil?! Difícil lembrar (risos). A mais difícil foi ter paciência para esperar o corpo “responder” aos novos hábitos. Eu estava acostumada a perder peso rápido, fechava a boca e perdia 1 ou 2 quilinhos rapidinho. Como a proposta do Medida Certa é emagrecer devagar, mudando os hábitos e não simplesmente fazendo restrição alimentar, eu fazia tudo certinho e não via resultado. Os resultados só começaram aparecer pra valer na metade do segundo mês! Essa “espera” foi o mais difícil. Tive medo de não conseguir.
Como foi a sua relação com o Zeca Camargo durante esse período? Eu e o Zeca nos conhecemos há mais de 20 anos. Ele era apresentador do programa Fanzine, na TV Cultura, de São Paulo e eu do programa Vitrine.
Como você se sente hoje por ser uma referência e ter ajudado tantas pessoas que acompanharam vocês e buscaram ter essa vida mais saudável? Sinto que fiz a reportagem mais importante da minha vida em termos de repercussão. Por mais que eu tenha exposto um lado da minha vida em nenhum momento deixei de ser repórter. Nós experimentamos no nosso corpo um programa de saúde. Testamos em nós tudo aquilo que sempre dizíamos nas nossas reportagens para o público fazer: mudança de hábito alimentar, exercícios físicos, etc. Deu certo com a gente e as pessoas se sentiram estimuladas. Foi o máximo!
Zeca, Renata e o preparador físico, Marcio Atalla
Qual foi o retorno mais gratificante após a Medida Certa, que te fez acreditar que tudo valeu a pena? A fita métrica (risos). Perdi 14 cm de cintura!
Sabemos que você teve muita força de vontade e disciplina, qual conselho você daria para as pessoas que não tem esse estímulo? Primeiro comece, depois insista. Quando os resultados começam a aparecer, tudo fica mais fácil.
Como está seu treino hoje? Faço pilates 3 vezes por semana e aeróbico no mínimo 5 vezes alternando sempre os treinos para meu corpo não se “acomodar”. Estou sempre tirando meu corpo da zona de conforto.
Como é a sua rotina de saúde e beleza? A rotina de saúde é a que descrevi acima: atividade física e melhoria nos hábitos alimentares: mais água, mais fibra e menos gordura. No mínimo 6 horas de sono por noite também é fundamental.
O que mudou na sua alimentação? Raramente eu como carne vermelha. Como muito peixe. Os carboidratos são sempre os integrais que dão mais saciedade. Como de 3 em 3 horas e me policio o tempo todo para comer mais devagar. O ideal é uma refeição durar no mínimo 20 minutos!
Você poderia nos contar um pouco sobre o livro que você está lançando com o Zeca Camargo? É um diário de como foram essas 12 semanas na nossa vida. Contamos bastidores da série, momentos que não foram ao ar, sensações que tivemos e que as pessoas não chegaram a saber e tudo isso entremeado com dicas de saúde do Márcio Atalla, nosso preparador físico.
Quais são os seus anseios e expectativas por ser agora a apresentadora principal do programa Fantástico, na Rede Globo? São grandes. Um desafio e tanto pela frente. Depois de 12 anos no programa assumir a apresentação é um grande estímulo. Quero levar para a apresentação o que eu senti que o público “aprovou” na Medida Certa, ou seja, ser o mais espontânea possível. Acho que a televisão de hoje pede isso.
Patricia Poeta, Fátima Bernardes, William Bonner e Renata Ceribelli, mudança no quadro de apresentadores da Rede Globo.
O que não sai da sua bolsa? Uma barra de cereal ou uma fruta e filtro solar.
Uma frase: A gente só consegue ser feliz quando aprende a rir de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário