Postagens populares

terça-feira, 7 de outubro de 2014

peças indispensáveis para o inverno europeu

Depois de 4 invernos passados em Paris, consegui chegar a uma lista testada e aprovada com os itens que me ajudam a enfrentar essa estação que tanto nos amedronta. Alguns outros eu fui eliminando com o passar do tempo (luvas e ceroulas, por exemplo):
1. Gorro de lã:
Alguns dizem que é através da cabeça que o corpo humano mais perde calor. Outros dizem que isso é mito. Na minha experiência de quase careca, sempre que eu cubro a cabeça a sensação de frio diminui bastante.
O gorro de lã  pode ser substituído por um chapéu de feltro, um gorro de lenhador, um turbante de veludo. Vai da criatividade e ousadia de cada um. Importante também cobrir as orelhas!
Outro dia, na loja de departamentos Printemps, vi uns gorros de lã com pompom de pele bem legais.
Gorrinho de lã com pompom de pele.
Gorrinho de lã com pompom de pele.
2. Cachecol:
Item indispensável! Consegue-se viver sem gorro mas não sem cachecol. Todas as vezes que fiquei doente no inverno parisiense foi por falta de um cachecol. Além de proteger a região da garganta ele serve para cobrirmos o nariz e assim aquecer o ar que respiramos.
Eu gosto bastante dos cachecóis bem volumosos e de pontos maiores, daqueles que até escondem a pessoa.
Cachecol bem volumoso
Cachecol bem volumoso
3. Roupas de baixo de tecidos tecnológicos:
Como as da linha HEATTECH da marca japonesa Uniqlo ou as TechWool da Quechua. Macias, confortáveis e térmicas, elas são quase mágicas na proteção contra o frio.
4. Suéter cachemir:
Macio e leve, o suéter de cachemir aquece sem precisar ser volumoso e pesado como os de lã comum. Nada mais gostoso que fazer carinho em alguém usando um suéter de cachemir.
5. Doudoune:
Os casacos acolchoados de nylon são a grande e definitiva arma contra o frio. Além de cortarem o vento eles mantém o calor do corpo. Sua desvantagem é o volume enorme que acaba com o espaço de qualquer mala e transforma qualquer pessoa em um boneco Michelin. Hoje em dia, graças à tecnologia têxtil, encontramosdoudounes leves e não tão volumosas mas que são extremamente eficazes no combate ao frio (como por exemplo as da marca Ultra Light Down da Uniqlo).
Doudone Ultra Light Down da Uniqlo
Inclusive uma das tendências para o inverno 2014/2015 são os casacos-edredon. Várias marcas de luxo fizeram sua versão. Todos parecem super confortáveis e quentinhos.
manteaux_cocoon_229356057_north_883x.1
Casacos-edredon Yohji Yamamoto, Kenzo e Chloé
6. Palmilhas de inverno:
As palmilhas com base de borracha e superfície de pelo de carneiro são bem eficazes para isolar o chão gelado e manter os pés quentinhos. Elas podem ser encontradas nas cordonniers (espécie de sapateiro misturado com chaveiro) espalhadas pela cidade. Use também meias de lã ou cachemir, é tiro certo contra o frio.
7. Sapatos:
Quanto mais grossas e feitas de materias isolantes forem as solas dos sapatos menos frio se sente. Esse é um dos segredos para manter os pés aquecidos.
Não falei de calças, leggings e meias-calças. As pernas, além de não serem as partes do corpo mais sensíveis ao frio, acabam sendo protegidas “por tabela”: o casaco vai até o meio da coxa ou até os joelhos e as meias também. Para as mais corajosas que quiserem usar vestidos, saias e até mesmo shorts no inverno vale a sobreposição de meias-calças de fios mais grossos e de lã.
Eu, no inverno.
Eu, no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário