Dicas de Nova Iorque: tours de galerias de arte, motorista top e muito mais!!
A amiga do Salotto, Tânia Sciacco, manda dicas preciosas de sua viagem em Novembro a Nova Iorque!!
Queridos amigos, aproveitando a estadia da Consuelo em Nova York, pensei em passar pra vocês algumas dicas de visitas guiadas que valem muito e pra qualquer época que vocês forem.
Nova York respira arte. Um mês é pouco para visitar tudo o que a cidade oferece: Museus, arte pública, feiras de arte, muitas e muitas galerias, prédios inteiros dedicados a elas. Algumas com exposiçōes dignas de museus como por exemplo a Gagosian.
E por onde começar?
Que tal começar por especialistas que moram na cidade e oferecem tour em arte?!
Claudia Calirman é brasileira, doutora em artes, autora de livros, vive há mais de 20 anos em NY e oferece vários tours, em galerias do Chelsea, nos Museus da cidade como MoMA e Metropolitan e em Museus fora de Manhattan como o localizado na cidade de Beacon, além de outros itinerários.
O que Claudia faz é selecionar, entre as milhares de opçōes, as que são mais relevantes, levando em conta as galerias, os artistas, as exposiçōes mais importantes e temporárias que estão acontecendo naquele período. Podemos conhecer as galerias que representam nossos artistas, como Beatriz Milhazes, Vik Muniz, Ernesto Neto, Os Gêmeos e em cada galeria temos uma noção geral sobre quem é o artista e sobre o que significa aquela exposição em cartaz.
Gosto sempre de marcar visita às galerias do Chelsea.
Marcamos encontro com o grupo no Chelsea Market, que é a antiga fábrica da Nabisco e que hoje é um local com muitos restaurantes, lojas e studios de artistas.
Normalmente marcamos na Sarabeth’s onde cada um toma seu café, come um delicioso bolinho e seguimos. É uma boa caminhada, chegamos a visitar cerca de 10 galerias dependendo do ritmo e interesse do grupo.
Depois que fizemos o primeiro tour com a Claudia, todos os anos marcamos novas visitas com os grupos que nos acompanham nas viagens.
O valor depende do número de pessoas.
AQUI o site da Claudia, CC Contemporary para quem quiser conhecer o trabalho dela e o contato (claudia@cccontemporary.com).
Claudia ganhou o prêmio pelo seu último livro e o Glamurama divulgou em 01/03/2013:
Deu nome brazuca na premiação da ALAA (Associação de Arte Latino Americana). Claudia Calirman acaba de receber o prêmio de melhor livro do ano com “Arte Brasileira sob a Ditadura Militar: Antônio Manuel, Artur Barrio e Cildo Meirelles”. A obra da carioca, super influente no mundo das artes em Nova York, foi bastante elogiada pela instituição: “O livro de Claudia oferece respiro e uma nova perspectiva na arte e na criação durante os anos mais brutais e repressivos da Ditadura militar no Brasil nos anos de 1960 e 1970”.* Claudia ensina sobre História da Arte no MoMA, museu no qual é associada, e desenvolve visitas guiadas a museus e galerias de Nova York.
Em novembro passado, através do instagram conheci a Gisela Gueiros que também faz este tipo de trabalho e que tem um site super bacana, o Taxi Amarelo e resolvi experimentar. Ela é mestre em História da Arte e educadora (para os tours em português) do museu Guggenheim.
O ritmo é mais tranquilo, visitamos menos galerias e andamos no final pelo skyline que é por onde passavam os trens e que foi transformado num delicioso passeio por cima das ruas com jardins, bancos e até restaurante. (Post no Consueloblog do Highline AQUI e AQUI)
Andando pelo Highline, reparem na caixa d’água, ela foi customizada/pintada por um artista e faz parte deste projeto: The Water Tank Project.
A Gisela faz semanalmente as visitas no Chelsea ou em Museu e através do instagram (taxiamarelony) ela avisa o dia e local que fará o tour e os interessados se encontram no ponto marcado.
O valor é de 70 dólares por pessoa, mas se quiserem um tour particular para um grupo Gisela atende também. Para reservar tours o email é gisela@taxiamarelo.com.br
Ah, mais uma dica gostosa:
Tour gastronômico, que envolve arquitetura, história do local, gastronomia e compras que fizemos com esta empresa: Savory Sojourns.
Esta empresa é de Addie Tomei, mãe da atriz Marisa Tomei.
Tem tour por vários locais, o do Soho e Little Italy é uma delícia.
Começa no Soho no restaurante Balthazar (post no Consueloblog deste restaurante AQUI) para o café da manhã e vamos andando pelas ruas escutando a história da região, a história da arquitetura, dos mafiosos e visitando locais, como a loja de arroz doce de todos os tipos, local com pães especiais, queijos, vinhos, é um tour bem “comilança”, com algumas dicas de papelaria e roupas.
O tour acaba com um almoço no Little Italy com direito a conhecer a cozinha, o chef e saber como funciona o restaurante. Addie é muito simpática e almoçou conosco.
Neste dia esqueçam qualquer regime, porque é impossível resistir.
_________________
Wow Tânia!!! ADOREI!! Vou usar estas dicas para a nossa viagem a Nova Iorque este ano na Páscoa!!
E aproveito para dar duas uma super dica minha também!!…
Quando minha mãe e eu estamos em Nova Iorque, não nos mexemos pra nenhum lugar sem o Sr. Maurílio!!! Prestativo, educado, criativo, inteligente e profissional!! Seu carro é ótimo e ele conhece a cidade como ninguém. Sugere itinerários, e agora também tem a ajuda de Sylvia Giordano como Personal shopper. Ele também faz pickup no aeroporto!!
Sylvia Giordano Facebook: Shop & talk personal shopper
E um bônus para quem gosta de arquitetura…
Nenhum comentário:
Postar um comentário