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domingo, 25 de maio de 2014

Design invade a 1ª classe dos aviões

Empresas aéreas mimam passageiros com luxos

Casa Vogue

  (Foto: Divulgação)
Impecavelmente bem-vestido, o mordomo servia biscoitos, sanduíches, chás, água mineral e uísque. Assim, alimentavam-se os dez passageiros do voo Londres-Paris, operado pela Imperial Airways – atual British Airways – em 1927. Esse foi o primeiro serviço de bordo de que se tem conhecimento. Hoje, passageiros VIP viajam em poltronas com quase 1 m de largura, dormem em camas e usam pijamas Givenchy. E, antes do embarque, desfrutam da comodidade e sofisticação de lounges tão confortáveis como uma casa, em alguns dos mais importantes aeroportos do mundo.
No terminal 2 de Guarulhos, em São Paulo, foi inaugurada em outubro passado a nova sala VIP da TAM. Projetado pela arquiteta Aline Cobra, o espaço atende ao slogan “From Home to Home”, que dita a filosofia da companhia aérea de fazer com que os passageiros da primeira classe e da executiva sintam-se em casa enquanto esperam o voo e durante o trajeto. “É uma tendência mundial, já que muitos viajantes da primeira classe e business passam boa parte do tempo em aviões e aeroportos”, diz ela. Em 555 m², Aline concebeu ambientes recheados de peças de designers como Jader Almeida e Sergio Fahrer, espalhadas por espaços que usam madeira certificada, lona de caminhão reaproveitada e outros materiais sustentáveis.
  (Foto: Divulgação)
Em julho último, o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, abriu as portas do novo terminal Satellite 4. Lá, o designer francês Noé Duchaufour-Lawrance assina, com o escritório Brandimage, o lounge da Air France. A ideia era fazer um parque com bancos, árvores e área de relaxamento para que as pessoas pudessem descansar enquanto aguardam o embarque. Duchaufour-Lawrance pensou em árvores de madeira na forma de esculturas iluminadas e relevos nas paredes. Da organicidade das folhas e dos troncos, vieram as linhas curvas de poltronas, chaises e mesas. “Projetei uma concha seccionada por grandiosas estruturas que dividem o espaço em sete partes idênticas”, diz o designer.
A ideia de interligar ambientes também inspirou os designers do escritório turco Autoban. Para o lounge da Turkish Airlines, no aeroporto de Istambul, o estúdio concebeu espaços com molduras esféricas que abrigam diferentes situações – restaurante e salas de descanso, de cinema e chá, entre outros – e funcionam como pontos de transição.
No rol das sofisticadas áreas de embarque, destaca-se ainda o lounge da primeira classe da alemã Lufthansa, no aeroporto de Frankfurt. O espaço foi considerado pelos passageiros o terceiro melhor ambiente de espera do mundo, de acordo com o ranking de 2012 da World Airline Awards, a maior premiação do segmento. Nos 1.800 m², há desde quartos e miniescritórios individuais até banheiros com banheira. A australiana Qantas, número um desse mesmo ranking, contratou um dos designers mais ilustres daquele país para assinar suas salas VIP e aeronaves. Desde 2003, Marc Newson, atual diretor de criação da companhia aérea, imprime seu estilo à marca. Nos lounges dos aeroportos de Sydney e Melbourne, sofás e poltronas desenhados por ele foram fabricados pela Poltrona Frau, e as mesas e cadeiras de carvalho, pela Cappellini. E o interior design dos Airbus A380 também foi desenvolvido por Newson.
  (Foto: Divulgação)
Hella Jongerius, designer holandesa, vem trabalhando no novo estilo das cabines da KLM para conferir a elas um quê de casa, garantindo total bem-estar ao viajante a partir deste ano. A companhia aérea, aliás, não serve um cafezinho em louça que não tenha a chancela de Marcel Wanders. “Criei cem peças de serviço de bordo, pensando que os passageiros tinham de se sentir em um restaurante estrelado”, conta Wanders. Quem embarca nas aeronaves da finlandesa Finnair tem a mesma sensação – ou a de estar em casa. A coleção de tableware e roupas de cama da business class leva a etiqueta da Marimekko, uma das mais renomadas empresas têxteis da Finlândia, e possui coloridas estampas criadas por Maija Isola nos anos 1950 e 1960.
A Singapore Airlines também encara com seriedade o conceito de “imitar” a casa. A cabine individual da primeira classe está equipada com controle de direção das luzes de leitura do ambiente, LCD de 23 polegadas, videoteca com mais de mil títulos e a poltrona mais larga do segmento: 90 cm. Na hora de dormir, o assento converte-se em uma cama plana, com enxoval da Givenchy. “Nosso foco é oferecer luxo, tratamento personalizado e design sofisticado”, diz James Boyd, vice-presidente de relações públicas da Singapore Airlines para as Américas. Com tanto conforto, não há como o passageiro não se sentir no próprio lar sobre as nuvens, na companhia de alguns dos maiores nomes e grifes do design atual.
*Matéria publicada em Casa Vogue # 329 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)
  (Foto: Divulgação)

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  (Foto: Luís Simione )

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