Postagens populares

segunda-feira, 4 de março de 2013

HORTA EM CASA




Saiba como montar uma mini horta em casa













Uma maneira infalível de melhorar a alimentação diária é investir em uma horta caseira. Ir ao mercado todos os dias buscar vegetais frescos nem sempre é uma ideia viável, sem contar que é impossível saber exatamente a qualidade dos produtos e a procedência de cada um.
Montando uma mini horta em casa é possível escolher as verduras e temperos de acordo com facilidade de crescimento, seu gosto pessoal e época do ano. Já imaginou que saudável poder montar seu prato todos os dias usando apenas comida fresca e livre de agrotóxicos?
Aproveite essas dicas e comece já!
- Se você tiver mais espaço, o ideal é cultivar as plantas diretamente na terra. Se sua casa for pequena, o ideal é montar uma horta com pequenos vasos ou até mesmo um jardim vertical, planejado especialmente para paredes.
- Cada planta é diferente e precisa ser cuidada de uma determinada forma. Se você quer plantar alface, por exemplo, precisa saber que cada muda necessita de 20 cm de distância para permanecer saudável.
- É importante que as plantas sempre recebam sol, de preferência durante algumas horas todos os dias. A cada mês, é necessário também adubar as plantas para renovar seus suprimentos de nutrientes.
- Outro cuidado importante vem na hora de regar: cada planta pede uma frequência. Tomilho e alecrim devem ser regados a cada dois dias. Manjericão, por exemplo, pede regas diárias.
- Caso a sua horta seja montada em vasos, é essencial que todos eles tenham aberturas suficientes para que a água escoe e a planta continue saudável.
- Salsinha, orégano, coentro e cebolinha rendem mais quando são plantados de abril a junho. Alecrim, manjericão e hortelã costumam crescer bem durante o ano todo.
- Embora jardins caseiros atraiam menos pragas, ainda assim elas podem e costumam aparecer. A melhor maneira de combatê-las a longo prazo é evitar inseticidas químicos e apostar em soluções como óleo de neem e oleáceos à base de pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário