Postagens populares

sábado, 18 de maio de 2013





Museus dedicados à comida no Brasil e no Mundo

CASAELETROLUX

Existe uma enorme variedade de museus especializados. Mas nesse post, vamos falar de espaços que tratam de um assunto que agrada quase todo mundo: comida. Diferente do que se pode imaginar, eles não armazenam comidas centenárias - pelo menos não normalmente.
alimentarum
Alimentarum é um museu suíço que se dedica a explicar a complexa relação entre homens e alimentação, da pré-história aos dias de hoje. A Fundação Nestlé dedica 80% de seu faturamento para manter o museu.
colognchocolatemuseum
Chocolate é um dos assuntos que mais rendem museus especializados espalhados pelo mundo. Só na França, existem oito museus sobre o alimento. O Cologne Chocolate Museum em Colônia, Alemanha atualmente é o museu mais recomendado quando o assunto é chocolate.
museudocafe
Em Santos, se localiza o Museu do Café que tem como objetivo preservar o divulgar a história do café. A exposição permanente do museu faz uma verdadeira viagem no tempo retratando a chegada das primeiras mudas da planta ao País, profissionalização das plantações e o desenvolvimento impulsionado pela cafeicultura.
currywust
Pratos tradicionais também costumam inspirar museus. Em Berlim, existe o CurryWurst Museum, sobre a tradicional salsicha alemã servida com catchup e curry. O museu tem até um mascote salsicha na porta.
museucomidabaiana
No Brasil, não só um alimento típico, mas toda uma culinária virou assunto para um museu, o Museu da Gastronomia Baiana. O local celebra e apresenta ao mundo essa culinária muito peculiar e sua estrutura inclui teatro, arena, loja de souvenir e restaurante.
burntfood
Para fechar a lista, na categoria de museus curiosos, nos Estados Unidos, existe o Museu da Comida Queimada que se propõe a celebrar a arte do desastre culinário.  The Burned Food Museum existe desde os anos 80 e agrega uma variada coleção de pratos carbonizados. Qualquer um pode colaborar com o acervo inscrevendo sua “obra de arte”e pelo site do museu.
Na sua opinião que comida poderia ser celebrada com a criação de um museu temático?

Nenhum comentário:

Postar um comentário