Postagens populares

quinta-feira, 16 de maio de 2013

TUDO SOBRE TÁXIS EM NOVA YORK




– Todas as luzes apagadas: ocupado. Nem adianta levantar o braço.

– Luz do meio acesa (com números) e laterais apagadas: livre. Pode levantar a mão ou gritar téééxi!

– Todas as luzes acesas incluindo as da lateral: off duty. E o famoso ‘fora de serviço’. O taxista está indo levar o carro para o estacionamento ou para uma troca de turno. Ele não tem obrigação de pegar passageiros. Mas não perca as esperanças. Eles costumam passar devagar e com a janela aberta perto de quem está chamando um táxi. Se estiver indo na mesma direção que você, ele te leva numa boa.



Por falar em fora de serviço… Por volta das 16h, 17h (e em dia de chuva) é hipercomplicado achar um táxi. Além de muita gente saindo do trabalho, também é a hora da troca de turnos (repare na quantidade de off duties que passa!). Nesse caso, tente ir pra perto de um hotel ou loja de departamento e dê uma boa caixinha para o doorman. Eles podem ajudar.
 
Tem que dar gorjeta. Para saber quanto, leia o post especial sobre o assunto aqui.



Todo táxi aceita cartão de crédito. Mesmo se o motorista disser que a maquininha do cartão não está funcionando, pode insistir – 99% das vezes é lorota! Se a TV começar a te irritar com aqueles programas chatérrimos, lembre que pra isso existe o botão ‘off’. Mas dependendo da sua sorte, pode rolar algo divertido – outro dia vi Jimmy Fallonfazendo dancinhas de pai em festa. Dei muita risada e pela primeira vez em anos não tive ódio da pessoa que teve a ideia de por TVzinhas em táxis.

“Taxi of Tomorrow” – quem mora em NY já ouviu falar dos tais táxis do amanhã. A partir de 2013, uma nova safra de supertáxis vai invadir a cidade. Feitos pela Nissan, os novos modelos vão ter, entre outras coisas, tomadas para carregar celular e luzinhas para caso caia algo no chão. Até 2018, todos os táxis de Manhattan vão ser substituídos pelos “Taxis of Tomorrow”.

Achados e perdidos – sempre (sempre mesmo!) dê uma examinada no banco do táxi antes de sair do carro. Principalmente no inverno, quando luvas, gorros e cachecóis aumentam a lista do que pode ser esquecido… recuperar item perdido é, digamos, missão impossível.

Dica para quem pega um motorista barbeiro ou apressado – se o cara estiver dirigindo que nem louco (super comum), seja educado e invente uma desculpa do tipo “estou grávida” ou “acabei de ser operado”, no caso dos rapazes.

Dica sacana (que eu já fiz dezenas de vezes) – se o taxista disser que não quer te levar a algum lugar (Brooklyn, Downtown, o que for), saia do táxi calmamente, agradeça e… deixe a porta aberta! O motorista mala terá de sair do carro no meio do trânsito para fechar a porta. Se ele xingar você (eles xingam!), finja que não entende inglês e sorria. Depois que você já está dentro do carro é ilegal o taxista não te levar a algum lugar, então ele realmente merece ser sacaneado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário