Panelas costumam ocupar muito espaço nas cozinhas cada vez menores. Organizá-las de maneira prática e economizando espaço é uma tarefa mais fácil do que você imagina. Tenha em mente, antes de tudo, o seu principal objetivo: praticidade na hora de cozinhar? ganhar espaço? deixar a cozinha mais bonita?


Para cada espaço existe uma solução mais adequada.

Guarde as panelas juntas

Coloque as panelas uma dentro da outra, de acordo com o tamanho e o modelo, dispondo as grandes embaixo e as menores em cima e guarde-as em uma prateleira acessível, de preferência perto de onde você costuma guardar suas tampas. Esta dica vai diminuir bastante o espaço gasto no armário.


Ao juntar as panelas, tome cuidado: panelas em materiais diferentes podem se desgastar. Procure juntar panelas de tipos parecidos e, caso tenha dúvidas sobre o atrito do material, coloque papel ou plástico para proteger seu revestimento.
Dica: Faça o mesmo com as assadeiras, exceto as de vidro: estas devem ser guardadas uma a uma, envoltas em papel ou plástico para evitar lascas.

Mais beleza e conservação


Leve em consideração as cores e materiais de cada panela, na hora de agrupá-las: alumínio, ferro, vidro, porcelana.


Analise o que deve ser descartado como panelas arranhadas, descascadas, sem tampa/alça ou qualquer outro defeito grave.


Guarde as panelas de acordo com sua finalidade


Agrupe as panelas de acordo com a freqüência de uso, mais utilizadas (onde você cozinha as refeições do dia a dia) deixe numa prarteleira ou gavetão de mais fácil acesso. Aquela menos utilizadas podem ser colocados em outro nicho, mais embaixo ou ao fundo.

Foto: Cristina Papazian,  essa foto não pode ser reproduzida sem autorização.
Não adianta nada manter o réchaud que você usa duas vezes por ano em uma prateleira visível: ele provavelmente está ocupando um espaço que poderia ser usado para guardar um escorredor ou panela de arroz. Guarde frigideiras maiores, panela de feijoada e outros acessórios mais sazonais no armário dos fundos ou em prateleiras mais altas, que são usadas com menos frequência.



Ganchos para frigideiras pode ficar muito bem em sua cozinha, e facilitará seu trabalho na hora de cozinhar. Pendure as frigideiras usadas com mais frequência pelo cabo.

Espaço pequeno, panelas organizadas


Para as panelas e frigideiras, instale um suporte de panelas na parede ou no teto e deixe-as ao ar livre.




Tampas


As tampas podem ser agrupadas em pé ao lado das panelas, também em ordem de tamanho.
A opção mais prática para organizar as tampas separadas das panelas são os porta-tampas, disponíveis em modelos horizontais ou verticais, que podem inclusive ser fixados na porta do armário.


Se houver espaço, as panelas podem ser guardadas com suas respectivas tampas encaixadas, o que é ainda mais prático.